Educar é um ato de autoeducação!
Esse é o viés na relação de pais e filhos, que torna a educação dos filhos um trabalho de autodesenvolvimento para os pais.
Inicialmente a criança entra em contato com o mundo através da imitação, ela absorve o mundo imitando-o, até os nove anos. Não se trata de uma imitação só pelo modelo em si, no sentido de reprodução; imitar tem um sentido muito mais profundo para a criança. Tem a ver com a verdade...
A verdade é o que ela vê, ouve, sente no seu corpo, experimenta...
A maravilhosa simplicidade e pureza infantil faz com que ela tome para si os modelos do seu entorno, pois para ela tais modelos representam o referencial da verdade.
Então, se desejamos ensinar uma criança a lavar as mãos, apenas precisamos lavar as nossas para que ela veja. Falar como se lava as mãos é mais uma necessidade do adulto.
Falar, falar e falar...
Por isso é muito comum esse conflito na educação dos filhos, pois, às vezes, há uma incoerência entre aquilo que falamos, aquilo que fazemos com aquilo em que acreditamos (a verdade).
A relação dos pais com a autonomia dos filhos fica impactada por todas estas questões. Punição, controle, falta de confiança, insegurança são alguns dos elementos que compõem a dinâmica familiar da atualidade.
Segue abaixo a divulgação de uma pesquisa que trouxe em números as dificuldades entre a teoria e a prática na relação de pais e filhos.
Rosângele Monteiro
Esse é o viés na relação de pais e filhos, que torna a educação dos filhos um trabalho de autodesenvolvimento para os pais.
Inicialmente a criança entra em contato com o mundo através da imitação, ela absorve o mundo imitando-o, até os nove anos. Não se trata de uma imitação só pelo modelo em si, no sentido de reprodução; imitar tem um sentido muito mais profundo para a criança. Tem a ver com a verdade...
A verdade é o que ela vê, ouve, sente no seu corpo, experimenta...
A maravilhosa simplicidade e pureza infantil faz com que ela tome para si os modelos do seu entorno, pois para ela tais modelos representam o referencial da verdade.
Então, se desejamos ensinar uma criança a lavar as mãos, apenas precisamos lavar as nossas para que ela veja. Falar como se lava as mãos é mais uma necessidade do adulto.
Falar, falar e falar...
Por isso é muito comum esse conflito na educação dos filhos, pois, às vezes, há uma incoerência entre aquilo que falamos, aquilo que fazemos com aquilo em que acreditamos (a verdade).
A relação dos pais com a autonomia dos filhos fica impactada por todas estas questões. Punição, controle, falta de confiança, insegurança são alguns dos elementos que compõem a dinâmica familiar da atualidade.
Segue abaixo a divulgação de uma pesquisa que trouxe em números as dificuldades entre a teoria e a prática na relação de pais e filhos.
Rosângele Monteiro
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