domingo, 3 de abril de 2011

“Vínculo afetivo mãe-bebê: da gestação aos primeiros anos de vida”



O vínculo afetivo mãe-bebê é considerado como essencial para a construção da vida psíquica do ser humano; é a partir do vínculo com a mãe que o bebê vai experimentar o mundo; em outras palavras, é a mãe quem apresenta o mundo ao bebê.

O que é vínculo afetivo mãe-bebê?

É uma relação de afeto que se caracteriza pela reciprocidade. O cuidado da mãe para garantir a sobrevivência da criança representa e simboliza um investimento afetivo. Tais estímulos são recebidos pelo bebê, que gratifica-se com eles, ou não, e responde. Então, por exemplo, o bebê chora porque está com fome, a mãe oferece o alimento o bebê se acalma porque tem sua necessidade atendida, e isso gratifica a mãe. Estabelece-se, então, um ciclo de reciprocidade, permeado pelo afeto entre mãe e bebê. É a partir e através desse processo contínuo de interações entre a mãe e o bebê que o vínculo afetivo entre eles vai se construindo.

Qual a importância do vínculo afetivo para o bebê? 

É através dessa ligação afetiva, recíproca e ativa, que se constrói a base para outros vínculos afetivos, formados no decorrer da vida. Não seria exagero considerar que essa primeira relação assume, dentro da vida emocional do indivíduo, um papel determinante nos relacionamentos e escolhas de sua vida. É a base da confiança que o ser humano estabelece com o mundo.

Desde a gestação é possível estabelecer um bom vínculo afetivo entre a mãe e o bebê?

Sim, na medida em que já existe um relacionamento entre ambos, favorecido pela proximidade e intensidade da ligação corporal. Assim, o vínculo é construído com base nas vivências afetivas, características da gestação, e nas representações emocionais da mãe e do bebê.

Como criar esse contato afetivo antes do nascimento do bebê?

A mãe pode dedicar uma atenção dirigida ao bebê em alguns momentos do dia, como, por exemplo, conversar com ele descrevendo suas atividades, anunciando os preparativos para a chegada da criança, colocar músicas agradáveis, cantarolar cantigas de ninar, acariciar o ventre e compartilhar sentimentos para estabelecer uma relação de confiança, segurança e otimismo. O importante é que a mãe haja de forma natural e espontânea, porque, nesse momento, a verdade é o que irá permitir que o amor circule com segurança para a construção dos laços afetivos. Cada mãe é a mãe que pode ser!

O momento após o parto é importante?

Sem dúvida as primeiras semanas após o parto são muito importantes. É um momento muito delicado e onde a intensidade da relação é determinante. 
Mãe e bebê precisam de apoio, vindo do pai, das avós ou amigas, para que eles se reconheçam, e para que construam, juntos, um espaço afetivo harmônico. A amamentação é o momento mais importante, pois é quando são estimulados mecanismos sensoriais, hormonais, fisiológicos, imunológicos e emocionais. E mesmo que não haja a possibilidade de amamentar, o momento em que a mãe oferece alimento ao seu bebê é importante, por poder proporcionar proximidade, afeto e segurança.

Um profissional pode ajudar?

Durante a gestação a mãe pode participar de programas de pré-natal psicológico, com profissional especializado, onde é oferecido um suporte emocional específico. Pode ser realizado individualmente e de forma breve, ou em grupo, onde o compartilhar de experiências pode enriquecer as vivências da gestante. Técnicas de relaxamento e visualização são usadas para favorecer o vínculo mãe-bebê. Também de caráter informativo, essas propostas auxiliam as mães a lidarem com as fantasias e dúvidas em relação ao parto e ao pós-parto.
Existe também um trabalho de apoio aos pais e bebês no período do pós-parto, oferecendo suporte emocional em casos como: depressão materna, dificuldade no estabelecimento de um vínculo positivo, dificuldades de amamentação, perdas e separações, doenças ou malformações, etc. O importante é a família pedir ajuda quando sente que tem dificuldades, para garantir o equilíbrio emocional dos pais e do bebê.


Rosângele Monteiro
Psicóloga Perinatal e Terapeuta de Famílias – CRP 59888-7
Acompanhamento da gestação, parto e pós-parto

rosangelemonteiro@hotmail.com

3 comentários:

  1. Oi Rosângela, sou psicóloga e também tenho um blog, onde falo sobre desenvolvimento emocional primitivo, relação mãe-bebê, dou dicas e conselhos sobre as várias etapas do desenvolvimento... Enfim, gostei do seu blog e vou ser sua seguidora. Se quiser, dê uma olhada no meu.www.supernanyrj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    obrigada pela visitinha e pelo comentário!!!
    Visitei seu blog tb e está uma graça!
    Vamos trocando experiências...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, dra. Rosangele. Enviei email solicitando algumas informações. Se puder me responder, agradeço.
    Fabiana

    ResponderExcluir