sábado, 5 de fevereiro de 2011

SUS pode ser obrigado a oferecer atendimento psicológico para gestantes

O Sistema Único de Saúde poderá ser obrigado a oferecer atendimento psicólogico para as gestantes. Esse é o objetivo de dois projetos de lei que estão em análise na Câmara (PL 5981/09 e PL 6229/09).

O autor de uma das propostas, deputado Antônio Roberto, do PV mineiro, destaca que a maternidade é um momento de alegria, mas que vem acompanhado de muitos medos e ansiedades.

"Nesse momento sagrado, bonito da pessoa se tornar mãe, de dar um sim à vida, esse é um momento também de uma assistência emocional mais profunda. Quem já acompanhou alguma gestante ou alguém que é casado vê a transformação que ocorre do ponto de vista emocional, do ponto de vista psicológico. Esse projeto visa dar uma obrigatoriedade de um acompanhamento emocional para as pessoas que estão precisando."

Antônio Roberto avalia que o atendimento psicológico na gravidez pode até prevenir doenças na criança.

"É muito importante para a saúde dela e para a saúde do filho que vai nascer. Com isso a gente terá, a longo prazo, até uma economia na área de saúde, porque muitos problemas de saúde que ocorrem futuramente com a criança que nasceu sem assistência, a mãe sob um forte impacto emocional, muitos problemas tem a ver com esse período da gestação."

A outra proposta em tramitação é de autoria do deputado Carlos Alberto Leréia, do PSDB goiano, e estabelece que as mulheres devem passar por uma avaliação psicológica antes de deixar a maternidade. O objetivo será detectar e prevenir casos graves de depressão pós-parto.

As duas propostas serão analisadas em conjunto pelas Comissões de Seguridade Social e Família, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça. Se forem aprovadas e não houver recurso, seguem para o Senado.


*Fonte: Rádio Câmara (05/02/2011)

Um comentário:

  1. Oi Rosangele, respondi seu comentário lá no blog sobre o filme Babies. Vim te retribuir a visita e gostei muito do que encontrei por aqui. Pena que só descobri agora, pois durante minha gestação procurei me informar bastante e busquei um nascimento humanizado para meu filho. Foi muito especial! Ele nasceu de maneira totalmente natural, chegou muito tranquilo, veio para meu colo e mamou por mais de uma hora seguida. Parabéns pelo blog!
    Bjs, Eleonora
    http://cegonhatrends.blogspot.com/

    ResponderExcluir