
Psicologia Perinatal e Parental. Maternidade, Paternidade e Cuidados com a Infância. Atendimento clínico para "tentantes", gestantes, mães e pais no puerpério e volta ao trabalho. Curso para gestantes/casais. Encontros para casais no pós-parto. Cursos para pais Gestação, parto e puerpério (pós-parto). Relação Mãe-Bebê-Família. Cuidados na Primeira Infância. Educação Infantil. Acolhimento Institucional. Famílias. Conheça nosso novo site: www.ninhomaterno.com
domingo, 30 de junho de 2013
segunda-feira, 24 de junho de 2013
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Protesto Materno

"Dos filhos deste solo és mãe gentil..."
Pátria gentil... mãe gentil, pais gentis...
Reflexões sobre o modelo de cuidados necessários aos pais!
Onde estão os modelos de gentileza e respeito de que os pais tanto precisam para assegurarem aos filhos a transmissão de valores tão necessários para a vida!?
Não há como não associar o modelo de cuidado e ordem que deveria ser oferecido por um sistema (estado) com a necessidade, apresentada pelos filhos, de receber esse mesmo cuidado no sistema familiar.
Os pais deste tempo de protestos, buscam resgatar seus modelos de educação e cuidado, até para que possam encontrar ressonância e coerência em suas falas com os filhos.
Idealizando um modelo sistêmico onde pais e mães buscam, e lutam cada um em suas possibilidades, oferecer aos filhos um modelo cujos valores sejam norteados por respeito, liberdade e amor,
vemos nossos padrões de educação desmoronando neste momento.
Como explicar aos filhos porque eles estão assistindo cenas de protestos e revolta?
"Porque não estamos sendo bem cuidados, filho."
"Por que precisamos reivindicar cuidado?"
"Porque temos dificuldade em cuidar, filho."
Pais e filhos atravessados por uma angústia ao não serem cuidados e respeitados!
A figura paterna representada pelo estado está negligenciando respeito e cuidado.
Como os pais podem lidar e enfrentar um modelo tão poderoso e elaborar com os seus filhos valores como confiança e respeito?
Onde os pais poderão encontrar coerência para sustentarem suas falas educadoras?
Parece que esse caminho anda solitário, no que se refere nosso lindo hino: "dos filhos deste solo és mãe gentil", e a cada família resta buscar congregar outras, nesta mesma questão, para fortalecerem seus valores e recursos para educarem respeitosamente seus filhos!
Rosângele Monteiro
Psicóloga Perinatal e Terapeuta Sistêmica
Mães de dois filhos e em busca de bons modelos de cuidado...
#protestomaterno

Assinar:
Postagens (Atom)