Clique na imagem para ampliá-la
Psicologia Perinatal e Parental. Maternidade, Paternidade e Cuidados com a Infância. Atendimento clínico para "tentantes", gestantes, mães e pais no puerpério e volta ao trabalho. Curso para gestantes/casais. Encontros para casais no pós-parto. Cursos para pais Gestação, parto e puerpério (pós-parto). Relação Mãe-Bebê-Família. Cuidados na Primeira Infância. Educação Infantil. Acolhimento Institucional. Famílias. Conheça nosso novo site: www.ninhomaterno.com
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
"CRIANÇA FERIDA CRIANÇA QUE FERE"
18 E 19 DE NOVEMBRO DE 2010
Foi muito bom poder compartilhar com os 150 monitores da educação infantil, o olhar da psicoterapeuta e psicopedagoga suíça Alexandra Bosworth sobre as crianças feridas.
"Criança ferida criança que fere" - a obra de Alexandra traz um novo olhar para os comportamentos "difíceis" como o vandalismo, a agressividade, a violência, o roubo, a mentira...
Tais comportamentos expressam as feridas que essas crianças desenvolveram na base da sua constituição emocional, pois tiveram dificuldades no desenvolvimento do apego na fase mais primitiva da relação mãe-bebê.
Agradeço a abertura de todos os profissionais da Educação Infantil de Vinhedo/SP que permitiram esse novo olhar...
Abraço fraterno e até dezembro!!!
Rosângele Monteiro Prado
Outros post no link ao lado, na página Prefeitura de Vinhedo
terça-feira, 9 de novembro de 2010
"Criança ferida, criança que fere" com Alexandra Bosworth
Neste vídeo a pedagoga e psicoterapeuta Alexandra Bosworth fala sobre "os pedidos emocionais" da criança ferida oferecendo um entendimento e auxiliando no acolhimento à essas crianças.
Uma imagem do seu livro "Criança ferida, criança que fere - método educativo especial para pais de crianças com problemas de apego", traz uma árvore cuja raiz contém as feridas. Faz uma associação à presença das feridas na base emocional da criança.
O apego e o vínculo estão na base do desenvolvimento emocional, e quando algo não pôder ser vivido harmonicamente nesta base, surgem as feridas.
Esta consciência traz um reforço para a importância do cuidado psicoprofilático da relação mãe-bebê.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Por que o bebê chora?
A Psicanalista Luciana Saddi fala sobre o choro dos bebês e de seus possíveis desencadeantes.
No áudio abaixo, a especialista aponta que satisfação, dor, raiva e até culpa podem ocasionar uma crise de choro.
Assinar:
Postagens (Atom)