PALESTRAS, CURSOS E OFICINAS


VISITE O NOVO SITE:
www.ninhomaterno.com


Nesta sessão você encontra releases de algumas palestras e projetos. 


Entre em contato para contratar alguma delas ou sugerir outros temas de acordo com a necessidade da sua empresa, instituição, escola ou hospital.



Conheça o "Ninho Materno in company"
Palestras e Oficinas para empresas




Vamos até sua empresa, escola, hospital ou instituição em qualquer lugar do Brasil!
Contato: ninhomaterno@gmail.com


Palestras e Oficinas para empresas em comemoração ao Dia das Mães



Palestra: "O lugar e a presença do pai




Palestra para o Curso de Gestantes da Bosch
"Mulher, Mãe e Carreira"




RELAÇÃO MÃE-BEBÊ NA GESTAÇÃO

A Vida Secreta do Bebê


                                 Gestar um bebê é dar a ele um ninho, um espaço físico no corpo, mas também é construir uma relação de afeto. É durante a gestação que a mãe, e a família, começam a estabelecer os vínculos afetivos que serão a base dos cuidados dedicados ao bebê após o seu nascimento.
                        Os papéis da maternidade e da paternidade desenvolvem-se à medida que vamos atribuindo um significado, um espaço emocional ao novo ser que está sendo gerado; enquanto o ventre vai dando esse espaço materializado no corpo, os laços de afeto também vão se fortalecendo entre a mãe e o bebê, entre a família e o bebê.
                        O bebê por sua vez, também vai adquirindo a cada semana gestacional nova capacidades, maiores potencialidades; estrutura físicas desenvolvem-se e com elas as possibilidades de relacionamento com a mãe.
                        Este encontro tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a mãe, e a família, para o estabelecimento dos vínculos afetivos desde a gestação, bem como estimular o desenvolvimento de recursos próprios na facilitação da relação entre o bebê e a família, antes e após o nascimento.



O PRIMEIRO ANO DE VIDA

Pais e Bebês compartilhando a vida

                         Este é um período muito importante na vida do bebê, pois o mundo vai descortinando-se à sua frente e apresentando um complexo, mas também fascinante, sistema de relacionamentos físicos e emocionais aos quais ele é estimulado a vincular-se, inclusive para sobreviver !
                        Destes relacionamentos tem-se como produto a construção ininterrupta do ser. Sua bagagem intelectual, cognitiva, motora, emocional, etc., amplia-se à cada nova descoberta, mesmo que pequena.
                        Todo esse processo do ponto de vista do desenvolvimento do bebê é natural, e parece simples, mas para os pais cada novo pedido de ajuda na elaboração e na exploração da vida implica em um desafio.
                        Tais pedidos aparecem na forma de sintomas como dificuldades para mamar/amamentar, para dormir, para brincar, para relacionar-se, etc. Esses “sintomas” acabam por desequilibrar a rotina já influenciada com o nascimento do bebê, e os pais sentem-se temerosos em não conseguirem atender às demandas do bebê devido às suas inseguranças e angústias.
                        Nosso objetivo é levar às gestantes e aos pais um entendimento da dinâmica do bebê nesse primeiro ano de vida; estimular a vivência da maternidade e da paternidade de forma positiva e harmoniosa, auxiliando-os na obtenção de um novo paradigma de atendimento ao bebê: amorosamente educativo e psicoprofilático. 




Palestra
“Pais e filhos: espelhos da alma”


  
Ainda que nossos filhos tenham a sua própria individualidade e expressem as necessidades da própria alma, há neles a representação de um papel cuja característica é espelhar a nossa alma como pai, mãe e como indivíduo.
         Como pais, temos a missão de tutelar, ensinar, prover, amar... Como filhos, estamos para receber dos pais.



        Mas quando deitamos o olhar sobre o sistema familiar do qual fazemos parte podemos sentir que há uma rede de aprendizado e troca mútua.
         Vamos olhar juntos para essa rede de amor familiar, e buscar integrar os sentimentos, pensamentos e comportamentos que, às vezes, expressam dúvidas, medos e angústias no relacionamento com nossos filhos, e até mesmo com nossos pais.
         Esse mesmo olhar pode ser usado quando nós estamos no papel de filhos. Podemos olhar para trás, e receber dos pais como filhos, e para frente oferecendo aos filhos como pais.
_________________________________________________________________________________


Programa de Cuidados com a Gestante, 
Parturiente e Família

Atenção Integral à Maternidade, Paternidade e à Criança

  
GESTAÇÃO:

Ações Psicoprofiláticas de cuidados com a gestante:

Grupo de Apoio: Orientação, compartilhar de vivências, exercícios de relaxamento, físicos e respiratórios, técnicas de imaginação ativa (visualização)

Temas abordados: Processo gestacional, alterações físicas e emocionais, psiquismo fetal e vínculo mãe-bebê, trabalho de parto, parto, puerpério e amamentação

Objetivos: Promover a integração no atendimento à gestante. Favorecer a adesão pela gestante e sua família às indicações médicas (adesão ao tratamento), diminuição da ansiedade, estimular a vivência deste momento na vida da família de forma saudável e positiva, estimular o parto normal/natural como primeira opção quando há essa possibilidade e desejo da mãe, diminuição de riscos desnecessários para a díade mãe-bebê e fortalecer na gestante o papel de protagonista de seu parto.

PARTO:

Acompanhamento do parto/Doula:

      O papel da doula é o de acompanhar a parturiente durante seu trabalho de parto, oferecendo apoio emocional à gestante e seu companheiro, com objetivo de encorajar a vivência do momento do parto como um processo natural na vida da mulher, rico em experiências prazerosas e do qual ela é a protagonista. Além disso oportuniza, no momento do pré-parto, um entendimento do processo que está vivendo, dando-lhe maiores condições de redimensionar suas ansiedades e a dor propriamente dita, assim como de assumir posturas físicas e emocionais que lhe ofereçam maior conforto e segurança.
    A importância do papel da doula neste momento da vida da mulher, e de sua família, tem sido justificada por estudos que observam uma relação entre esse tipo de acompanhamento à:

  • ·        redução do tempo de duração do trabalho de parto
  • ·        redução da necessidade em administrar medicação de alívio da dor
  • ·        redução do evento depressivo pós-parto
  • ·        maior adesão à amamentação
  • ·        redução de cesáreas ( tanto em evolução, quanto à  pedido)

PÓS PARTO:

Orientações para estimulação do estabelecimento de um vínculo materno-infantil adequado, satisfatório objetivando ações psicoprofiláticas dos cuidados maternos relacionados à saúde emocional do bebê e posteriormente da criança, do adolescente e do adulto. Atender aos cuidados com o “blues”, quadro emocional comum em 80% das mulheres no pós parto, acompanhar, quando há indícios, a evolução para estados depressivos mais graves (depressão pós parto). Estimular a entrada do pai na díade mãe-bebê, fortalecendo os vínculos familiares. Auxiliar na adaptação dos novos papéis que a família passa a desempenhar com a chegada de um filho.

_________________________________________________________________________________


Outras propostas:

Grupo de Recém-Mães

Grupo "Mães Profissionais": busca pela conciliação entre carreira e maternidade

Grupo de Pais

Amamentação


_________________________________________________________________________                          




Rosângele Monteiro
CRP 59888-7
Psicóloga Perinatal (Gestação, Parto e Pós-Parto)
Terapeuta Sistêmica Familiar (Método Fenomenológico Integrativo).
Psicóloga Clínica – Individual, Casal, Família e Pais.
Mãe-Bebê-Família

rosangelemonteiro@hotmail.com
ninhomaterno@gmail.com
www.ninhomaterno.com
www.facebook.com/NinhoMaterno

Valinhos
"Ninho Materno - Maternidade, família e infância"
Rua José Milani 595
F: (19) 99332 7175