CONSULTORIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL


VAGAS ABERTAS PARA NOVA FORMAÇÃO!




FORMAÇÃO DE EDUCADORES CONSCIENTES
 PROJETO “CUIDANDO DE QUEM CUIDA”

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         
TREINAMENTO VIVENCIAL PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL


 “Educação Infantil, primeira etapa da educação básica (...), com ação complementar à família, integrando educação e cuidado” (MEC, 1994)

JUSTIFICATIVA: Os olhos da ciência, cada vez mais, voltam-se para a importância dos cuidados na primeira infância. Integrar o cuidado aos seus cuidadores ao conjunto de ações preventivas e psicoprofiláticas, demandadas nas unidades de ensino básico, é o objetivo deste curso. Por representar uma importante fase na vida do ser humano, a primeira infância caracteriza-se por uma permeabilidade cujos cuidados oferecidos são efetivos e determinantes no desenvolvimento infantil. Os profissionais da educação infantil, norteadores e responsáveis em grande parte por esse processo, demandam orientação, continência e cuidado, sendo estes os objetivos deste projeto. Esta capacitação busca oferecer uma oportunidade aos cuidadores da educação infantil em consonância com a necessidade de torná-los conscientes do seu papel de tutores da infância.


OBJETIVO: O presente projeto tem como objetivo oferecer formação autoeducativa e complementar aos profissionais da educação infantil, oferecendo um novo olhar ao cuidador para reconhecimento da importância do seu papel no cuidado com a infância.

PÚBLICO ALVO: Auxiliares/monitores de creches, professores, profissionais de tarefas de apoio (merendeiras, pessoal de limpeza e secretaria), diretores e gestores na rede pública ou particular da educação infantil.

METODOLOGIA: Aulas expositivas com apresentação multimídia. Dinâmicas e compartilhar de experiências. Discussão de “cases” e leitura compartilhada.




 PROGRAMA


Bloco I: Monitoras/Cuidadoras:

  • A emoção do cuidador no ato de cuidar: 
    • Papel do cuidador e maternagem: 
    • Trabalho em equipe e multidisciplinaridade:

      
    Bloco II: As crianças:

    • Cuidando de bebês:     
      • Cuidando de crianças de zero a cinco anos: 

         Algumas considerações:

                Foi utilizado o termo cuidador para designar a função e o papel das monitoras, considerando a importância da internalização dos mesmos.
                O resgate pessoal do cuidador foi o norteador do projeto, por haver uma crença de que é a partir da própria história de vida, sentimentos e valores, que edificamos nossa expressão profissional.
              
        Prefeitura Municipal de Vinhedo         

        Público: Em torno de 150 profissionais das creches integrantes da rede de Educação Infantil do município de Vinhedo.


        Período: Junho a Dezembro de 2010.





        "TRABALHO EM EQUIPE E MULTIDISCIPLINARIDADE"

        23 E 24 DE SETEMBRO DE 2010

        o       Normas e convívio.

        o       A importância do protocolo 
               de cuidados e seu cumprimento: uma questão de segurança. 

        o       Ética e princípio ético.









        TRABALHANDO
         EM 
        EQUIPE








        "CUIDANDO DE BEBÊS"

        28 e 29 de Outubro de 2010







        Apresentação do Método Lóczy - Emmi Pikler
        (Hungria)




        "receber com respeito
        educar com amor
         dispensar com liberdade"
        (R.Steiner)


            Tudo que um bebê precisa para se desenvolver plenamente e feliz!
            Que possamos ser multiplicadores desta poesia viva...
            Agradeço à todos pela presença e interesse...
            






        "CRIANÇA FERIDA CRIANÇA QUE FERE"
        18 E 19 DE NOVEMBRO DE 2010


        Foi muito bom poder compartilhar com os 150 monitores da educação infantil, o olhar da psicoterapeuta e psicopedagoga suíça Alexandra Bosworth sobre as crianças feridas. 
        "Criança ferida criança que fere" - a obra de Alexandra traz um novo olhar para os comportamentos "difíceis" como o vandalismo, a agressividade, a violência, o roubo, a mentira... 
        Tais comportamentos expressam as feridas que essas crianças desenvolveram na base da sua constituição emocional, pois tiveram dificuldades no desenvolvimento do apego na fase mais primitiva da relação mãe-bebê.
        Agradeço a abertura de todos os profissionais da Educação Infantil de Vinhedo/SP que permitiram esse novo olhar...
        Abraço fraterno e até dezembro!!!
        Rosângele Monteiro Prado



        O EDUCADOR INFANTIL E O CUIDADO NA CRECHE
                     Rosângele Monteiro Prado


        O adulto é a referência em que a criança se apoia para modelo e imitação. Ela toma o adulto como exemplo para ter uma referência do mundo, esse que é, para ela, misterioso e desconhecido.
        A relação do educador com a criança se estabelece tendo como base um processo de “espelhamento”, tal como ocorre quando estamos diante do espelho, tudo o que fazemos é refletido na criança.
        E neste processo o cuidador traz para o relacionamento com a criança, a sua própria criança interior, aquela que o habita ainda.

        “O cuidado que dou é o cuidado que recebi”.

        Os frutos desse relacionamento tanto podem ser positivos como negativos. Tanto pode trazer luz à criança nesse processo de descoberta do mundo, como produzir feridas.  Inconscientemente o educador reedita o cuidado que recebeu através do cuidado que oferece, podendo realizar uma compensação ou uma retaliação.
        Assim, o contato entre a criança e o seu educador-cuidador é permeado pelo olhar deste à infância.
        Como é o seu olhar para a infância?
        Qual a importância da infância para você?
        O olhar que dirigimos contém a nossa própria história de vida, construída através das vivências e experiências às quais nos deparamos ao longo da nossa caminhada – alegria, tristeza, dor, frustração, realização, amor...

        É importante observar:
        ·         Como nos expressamos no mundo, quais valores e princípios norteiam nossa vida?
        ·         Quais escolhas de vida fizemos até o momento? Queremos muda-las?
        ·         Buscamos ter uma postura de abertura diante da vida? Como nos relacionamos com o novo?
        ·         Buscamos na resiliência (superação de fatos negativos) formas de autodesenvolvimento e autoeducação?

        ·         De que possibilidades dispomos para buscar o autoconhecimento?
        ·         Qual o (re) conhecimento que fazemos de nós mesmos e do outro?
        Esses recursos pessoais de que dispomos podem nos ajudar a reconhecer, não apenas as feridas, mas também a luz que nos habita, e que ilumina e desperta a luz que habita a criança, a mãe, a família e os colaboradores de trabalho na creche.

        Há em todos nós, o bem e o mal, a luz e a sombra, a alegria e a tristeza, a falha e o perfectível.
        Cabe a cada um de nós buscarmos qualquer um desses elementos, sempre há, e sempre é, uma escolha.
        E você, qual escolha quer fazer?

        “Educadores são pessoas capazes de transformar-se”

        Do que a criança precisa?
        “Ela precisa ter espaço para realizar seu destino, para isso necessita poder exercitar sua autonomia, como expressão do seu ser pessoal autoconsciente”.  (Heydebrand, 1991)

        E o educador, o que precisa realizar?
        Buscar conhecimento e discernimento possíveis de transformarem-se em atos; o educador não educa pelo que ensina, mas pelo que ele próprio é, ou ainda pode vir a ser a cada momento em seu trabalho de desenvolvimento pessoal. (Heydebrand, 1991)

        O educador atua como uma força no destino da criança.
        É urgente a criação de uma cultura de cuidados com o educador da primeira infância, que contemple a necessidade de depositar o olhar sobre ele, buscando auxiliar, apoiar e oferecer um espaço de continência à demanda emocional pertinente ao seu papel como formador e cuidador.