quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

FORMAÇÃO DE EDUCADORES CONSCIENTES - "Cuidando de quem cuida"



Educação Infantil
                                                
                                               
                                                Justificativa: Os olhos da ciência, cada vez mais se voltam para a importância dos cuidados na primeira infância. Integrar o cuidado aos seus cuidadores ao conjunto de ações preventivas e psicoprofiláticas, demandadas nas unidades de ensino básico, é o objetivo deste curso. Por representar uma importante fase na vida do ser humano, a primeira infância caracteriza-se por uma permeabilidade cujos cuidados oferecidos são efetivos e determinantes no desenvolvimento infantil. Os profissionais da educação infantil, norteadores e responsáveis em grande parte por esse processo, demandam orientação, continência e cuidado. Esta capacitação busca oferecer uma oportunidade de autodesenvolvimento aos cuidadores da educação infantil em consonância com a necessidade de torná-los conscientes do seu papel de tutores da infância.

Objetivos:
O presente curso tem como objetivo oferecer formação autoeducativa e complementar aos profissionais da educação infantil, oferecendo um novo olhar ao cuidador para reconhecimento da importância do seu papel no cuidado com a infância.

Público alvo:
Auxiliares/monitores, professores, coordenadores, diretores, profissionais ligados às atividades com as crianças, gestores na rede pública ou particular da educação infantil.

Programa

Bloco I: Atenção e cuidado aos educadores

Módulo I: “A emoção do cuidador no ato de cuidar e educar”.

A história de vida do cuidador/educador.
Características individuais e características desejáveis no cuidador/educador.
Talentos, habilidades e dificuldades do educador infantil.
Educação como ato de autoeducação.

Módulo II: “Papel do cuidador e maternagem”.

Quem são essas crianças: a importância de conhecer seus interesses e necessidades.
Contemplar a relação mãe-criança: a origem e integridade do vínculo.
“A tia da escola disse...” – apego e educação.

Módulo III: “Trabalho em equipe e multidisciplinaridade”

Normas e convívio.
A importância do protocolo de cuidados e seu cumprimento: uma questão de segurança.
Ética e princípio ético.

Bloco II: Atenção e cuidados às crianças – um novo olhar

Módulo I: “Cuidando de bebês”

Afetividade, continência, ritmo e confiança no relacionamento de cuidados com bebês.
O relacionamento da família.

Módulo II: “Cuidando de crianças de zero a cinco anos”

Desenvolvimento infantil: “pedidos emocionais” feitos ao educador, pela criança, em cada fase.
Ritmo, rotina, cuidados e educação: sono, alimentação, brincadeiras e higiene.
Comportamentos desafiadores: a continência do educador colocada à prova (birra, agressividade, apatia, etc.). Criança ferida, criança que fere.
Limites: “alguém pode me dizer para onde devo ir?”.

Metodologia:
Aulas expositivas com apresentação multimídia. Dinâmicas e compartilhar de experiências. Discussão de “cases” e leitura compartilhada.

Docente/Palestrante:
Rosângele Monteiro Prado CRP 59888-7- Psicóloga licenciada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Atendimento à gestante (Puccamp). Terapia Sistêmica Familiar Integrativa. Formação em Psicologia Perinatal pelo Instituto Gerar (SP). Curso de Aprimoramento “Educadores de Crianças de 0 a 3 anos” na Associação Beneficente Três Fontes. Foi docente no Senac Campinas das disciplinas "Humanização do Parto" e "Humanização da Assistência". Trabalha com grupos de gestantes, pré-natal psicológico e acompanhamento no pós-parto. Terapia do vínculo mãe-bebê-família. Desenvolve o Programa de Atenção Integrada Mãe-Bebê-Família na Doctor Kids Clínica Materno Infantil em Valinhos/SP. Assessoria para a Prefeitura Municipal de Vinhedo através do Treinamento Vivencial "Cuidando de quem cuida" junto à rede de ensino da Educação Infantil (2010). Vivência como psicóloga social em Instituição de Acolhimento para crianças e adolescentes.

Carga Horária: 16 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário