Educação Infantil
Justificativa: Os olhos da ciência, cada vez mais se voltam para a importância dos cuidados na primeira infância. Integrar o cuidado aos seus cuidadores ao conjunto de ações preventivas e psicoprofiláticas, demandadas nas unidades de ensino básico, é o objetivo deste curso. Por representar uma importante fase na vida do ser humano, a primeira infância caracteriza-se por uma permeabilidade cujos cuidados oferecidos são efetivos e determinantes no desenvolvimento infantil. Os profissionais da educação infantil, norteadores e responsáveis em grande parte por esse processo, demandam orientação, continência e cuidado. Esta capacitação busca oferecer uma oportunidade de autodesenvolvimento aos cuidadores da educação infantil em consonância com a necessidade de torná-los conscientes do seu papel de tutores da infância.
Objetivos:
O presente curso tem como objetivo oferecer formação
autoeducativa e complementar aos profissionais da educação infantil, oferecendo
um novo olhar ao cuidador para reconhecimento da importância do seu papel no
cuidado com a infância.
Público alvo:
Auxiliares/monitores, professores, coordenadores, diretores,
profissionais ligados às atividades com as crianças, gestores na rede pública
ou particular da educação infantil.
Programa
Bloco I: Atenção e cuidado aos educadores
Módulo I: “A emoção do cuidador no ato de cuidar e educar”.
A história de vida do cuidador/educador.
Características individuais e características desejáveis no
cuidador/educador.
Talentos, habilidades e dificuldades do educador infantil.
Educação como ato de autoeducação.
Módulo II: “Papel do cuidador e maternagem”.
Quem são essas crianças: a importância de conhecer seus
interesses e necessidades.
Contemplar a relação mãe-criança: a origem e integridade do
vínculo.
“A tia da escola disse...” – apego e educação.
Módulo III: “Trabalho em equipe e multidisciplinaridade”
Normas e convívio.
A importância do protocolo de cuidados e seu cumprimento: uma
questão de segurança.
Ética e princípio ético.
Bloco II: Atenção e cuidados às crianças – um novo olhar
Módulo I: “Cuidando de bebês”
Afetividade, continência, ritmo e confiança no relacionamento
de cuidados com bebês.
O relacionamento da família.
Módulo II: “Cuidando de crianças de zero a cinco anos”
Desenvolvimento infantil: “pedidos emocionais” feitos ao
educador, pela criança, em cada fase.
Ritmo, rotina, cuidados e educação: sono, alimentação,
brincadeiras e higiene.
Comportamentos desafiadores: a continência do educador
colocada à prova (birra, agressividade, apatia, etc.). Criança ferida, criança
que fere.
Limites: “alguém pode me dizer para onde devo ir?”.
Metodologia:
Aulas expositivas com apresentação multimídia. Dinâmicas e
compartilhar de experiências. Discussão de “cases” e leitura compartilhada.
Docente/Palestrante:
Rosângele Monteiro Prado CRP 59888-7- Psicóloga licenciada
pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Atendimento à
gestante (Puccamp). Terapia Sistêmica Familiar Integrativa. Formação em
Psicologia Perinatal pelo Instituto Gerar (SP). Curso de Aprimoramento
“Educadores de Crianças de 0 a 3 anos” na Associação Beneficente Três Fontes.
Foi docente no Senac Campinas das disciplinas "Humanização do Parto"
e "Humanização da Assistência". Trabalha com grupos de gestantes,
pré-natal psicológico e acompanhamento no pós-parto. Terapia do vínculo
mãe-bebê-família. Desenvolve o Programa de Atenção Integrada Mãe-Bebê-Família
na Doctor Kids Clínica Materno Infantil em Valinhos/SP. Assessoria para a
Prefeitura Municipal de Vinhedo através do Treinamento Vivencial "Cuidando
de quem cuida" junto à rede de ensino da Educação Infantil (2010).
Vivência como psicóloga social em Instituição de Acolhimento para crianças e
adolescentes.
Carga Horária: 16 horas
Consulte: www.camposebravo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário